A julgar pela disposição do último treino, o Flamengo fará bom enfrentamento com o Botafogo, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã. A manhã deste sábado, no Ninho do Urubu, reservou uma acirrada disputa no tradicional rachão de véspera de jogo. Com direito a reclamação da arbitragem, gol no último minuto e muita provocação entre os times comandados por Léo Moura e o aniversariante deste sábado, André Santos – com bom humor, claro. No final, deu empate. Com o lateral-esquerdo se arriscando como treinador improvisado.
Vetado do clássico por sentir dores no pé direito, André Santos, que completa 31 anos, fez tratamento no vestiário. Após concluir o trabalho, rumou ao campo de número 1 do centro de treinamento. Derrota parcial de 3 a 1. Ficou parado à beira do gramado e passou a distribuir incentivos e orientações.
- Vamos, Hernane! Dá para buscar!
- Negueba, o que ‘cê’ faz aí? Abre na esquerda!
- Ai, gente, olha o rebote...
Deu certo. Seu time se manteve vivo. Perdia por 4 a 3. E, no entender de Hernane, o adversário passou a fazer cera técnica.
- Olha o tempo! Eles estão com medo – reclamava o centroavante ao preparador físico Joelton Urtiga, que apitava a partida.
Pois no último lance Hernane marcou de cabeça e igualou o marcador em 4 a 4. Para vibração do time de azul. E reclamação do de laranja. Eles pediram falta em Léo Moura no início da jogada.
Depois do trabalho recreativo, jogadores como Hernane, Samir e Everton foram treinar faltas e pênaltis. Além de André Santos, Elano está impedido por atuar, afinal, faz tratamento a lesão na coxa direita.
O treinador Jayme de Almeida não revelou a escalação. Porém, não deve poupar titulares.
Com 31 pontos, o Flamengo lidera a Taça Guanabara, com cinco pontos à frente do Fluminense. Se vencer o Botafogo e o Fluminense tropeçar contra o Duque de Caxias, o Rubro-Negro garantirá o título e o primeiro lugar geral na classificação para a semifinal do Campeonato Carioca.